O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez sua doação como bom corinthiano para a vaquinha organizada pela Gaviões da Fiel, que visa quitar a Neo Química Arena. O valor não foi divulgado.
A campanha organizada pela principal torcida organizada do Corinthians foi lançada na última quarta-feira (27/11), às 19h10 – referência ao ano de fundação do clube: 1910. O sucesso foi imediato e em menos de 48 horas o valor já chega perto dos R$ 15 milhões. A meta é alcançar os R$ 710 milhões, valor aproximado da dívida do Timão pelo estádio com a Caixa Econômica Federal.
O UOL divulgou o comprovante de doação de Alexandre Moraes, documento padrão que é entregue a todos os doadores da campanha. O valor, porém, não foi divulgado.
Moraes nunca escondeu sua paixão pelo Corinthians. Em 2020, o magistrado viralizou ao aparecer em uma transmissão ao vivo da TV Justiça, durante sessão no STF, bebendo em uma caneca do alvinegro paulista. Em diversas oportunidades, ele citou o Timão no plenário do Supremo, sendo a mais recente brincando com a contratação de Memphis Depay.
Na semifinal da Copa do Brasil, o ministro compareceu na Neo Química Arena e foi visto em um camarote acompanhado de Augusto Melo (presidente), Vinícius Cascone (Diretor Jurídico), Claudinei Alves (Diretor de Base), Thales Cezar de Oliveira (Diretor de Relações Institucionais) e Roberson de Medeiros (Presidente da Comissão de Ética do Conselho Deliberativo). Moraes não foi pé quente, e o Timão empatou em 0 a 0 com o Flamengo, sendo eliminado da competição.
Os torcedores que quiserem doar, poderão escolher entre as opções rápidas disponibilizadas nos valores de R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100, contendo também a opção para doar valores personalizados.
Toda a arrecadação irá direto para uma chave PIX da Caixa Econômica Federal e quem colaborar receberá um certificado de doação, com o nome indo para uma das abas do site, chamada de painel de doadores e que também será instalada na Neo Química Arena.
O primeiro milhão foi alcançado em três horas com a vaquinha no ar, vindo de 12 mil doadores, segundo a Gaviões da Fiel. O site recebeu 2,5 milhões de acessos simultâneos, causando instabilidade e foi preciso criar uma fila de espera.
Por meio do site oficial da vaquinha, será possível acompanhar o fluxo de valores doados e a campanha terá a duração máxima de seis meses, mas caso a meta seja alcançada antes, a arrecadação será interrompida. Uma comissão fiscal independente vai acompanhar a ação. O Corinthians não terá acesso aos valores e não há risco de a conta ser alvo de bloqueios ou penhoras.
Para engajar a vaquinha, a Gaviões da Fiel e o Corinthians acertaram com embaixadores da campanha, indo além do futebol, com celebridades divulgando, como as atrizes Alessandra Negrini e Fernanda de Freitas, a apresentadora Sabrina Sato, os músicos Fernando Badauí [CPM 22], MC Hariel, Rappin' Hood e Rodrigo Mato Seco, o jornalista Benjamin Back e o influenciador Alfinete.
Entre os ídolos que também são embaixadores, estão os ex-jogadores Neto e Basílio. No atual elenco, Romero (maior artilheiro da Neo Química Arena, com 38 gols) é o representante do elenco masculino, já Tamires, do time feminino.
Fonte: Léo dias